absoluto

Z-Notícias: a criação de uma nova plataforma de comunicação da Zurich Seguros

Uma das mais sólidas e respeitadas seguradoras do mundo, a Zurich Seguros tem 140 anos de uma história que se confunde com a própria evolução do mercado global de seguros. Hoje está presente em 170 países, oferecendo soluções para as necessidades de clientes nos mais diversos segmentos de atuação. No Brasil, a Zurich está presente desde 1982, e sua presença foi reforçada com a aquisição da Companhia de Seguros Minas Brasil, em 2008, e com uma parceria com o Grupo Santander, em 2011.

A gama de produtos que a Zurich oferece aos seus clientes brasileiros incluem desde opções para grandes empresas de ramos como indústria e construção civil, como seguros de Responsabilidade Civil Geral e Riscos de Engenharia, até os chamados seguros massificados, para pessoas físicas, como os de automóvel ou de garantia estendida na compra de produtos eletroeletrônicos.

Para reforçar essa estratégia de penetração maciça no mercado brasileiro, a seguradora vem criando campanhas publicitárias de amplo alcance para divulgar sua marca ao consumidor. Utilizando uma linguagem simples e otimista, com muito bom humor, as campanhas são veiculadas em grandes veículos de comunicação e também em locais de grande circulação, como estações do metrô de São Paulo.

Como parte desta estratégia, a Zurich abriu concorrência para escolha de uma agência de comunicação responsável por desenvolver um novo produto de comunicação: uma newsletter mensal, em formato impresso e online, enviada para os colaboradores, corretores, parceiros e principais clientes da seguradora. A Absoluto venceu a concorrência e, juntamente com o departamento de marketing da companhia, desenvolveu o projeto gráfico e editorial deste produto.

A orientação era criar conteúdo relevante para estes públicos, incluindo as principais notícias da seguradora no mês, mas também matérias de interesse geral sobre o mercado, gestão de carreira, qualidade de vida e outros assuntos que podem interessar ao público. Em reuniões de brainstorm, chegamos à ideia de que estas matérias deveriam obedecer à sazonalidade, ou seja, com pautas que se relacionem a eventos ou datas comemorativas referentes à cada mês, criando edições “temáticas”. Por exemplo, no mês de dezembro as matérias podem falar sobre as festas de fim de ano, em maio, maternidade, em julho, férias, etc. Também era orientação da seguradora que cada matéria deveria ter um “link”  que a relacionasse a um dos produtos oferecidos pela Zurich, procurando um equilíbrio entre as duas grandes áreas da empresa, Seguros Gerais e Vida & Previdência.

Assim criamos as sete editorias que compõem a newsletter, batizada de “Z-Notícias”: “Mensagem do Z-Notícias”, uma “carta ao leitor” com um resumo do que ele encontrará na edição, “Acontece na Zurich”, com notícias e novidades da seguradora, “Zurich & Você”, com matérias focadas em qualidade de vida e soluções para o leitor, “Ping-Pong”, uma entrevista com um profissional ou especialista destacado que se relacione ao tema da edição, “Carreira”, com dicas e novas tendências em gestão de carreira, “Mercado”, sobre as novidades e tendências não só do setor de seguros como da economia brasileira em geral, e “Você Sabia”, com curiosidades ligadas ao universo dos seguros ou relacionadas ao tema da edição.

A newsletter é distribuída em formato impresso e online. A versão online é hospedada no site www.znoticias.com.br, e mensalmente uma nova edição é distribuída por e-mail para clientes, corretores e público interno da companhia.  Nossa equipe de Business Intelligence analisa dados como o número de acessos a cada matéria para fornecer o feedback sobre que tipo de matéria mais interessa o público, o que é utilizado como dado na criação das pautas futuras.

Para a Absoluto, a produção do Z-Notícias está sendo uma excelente oportunidade e experiência em desenvolver um novo produto de comunicação em sua totalidade, abarcando todas as fases do processo.