absoluto

Google Plus: uma visão Geral

Um apanhado das funcionalidades da plataforma e um comparativo do Google Plus versus Facebook.

O Google+ ou G+, foi anunciado em seu nascimento como a nova rede social da gigante da tecnologia, e buscaria concorrer com o Facebook, além de substituir de vez o Orkut, que já estava mal das pernas. Porém os planos do Sr. Google são muito maiores do que ser apenas uma rede social.

Ao dar de cara pela primeira vez com a plataforma, um usuário comum notará muitas semelhanças com a rede de Mark Zuckerberg, e talvez essa fosse realmente a intenção de Vic Gundotra ao idealizar a nova plataforma para o Google. Afinal, com um design e funções semelhantes aos que já existem no mercado, fica muito mais simples para usuário comum se adaptar à nova plataforma.

Falando em semelhanças, vamos ver quais são elas:

Perfil – É a landing page como já conhecemos, nela são exibidos a foto e informações que você cadastrar, e também suas fotos, postagens, etc

Página – A mesma coisa que o perfil, mas feito para marcas e empresas.

Botão +1 – Ao clicar nele você indica que é mais um interessado na postagem, exatamente como o botão curtir do concorrente.

Compartilhar – Nenhuma novidade aqui, essa função serve para replicar um conteúdo na sua página ou perfil.

Comentário
 – Também sem novidades, esse espaço é usado para deixar sua opinião sobre o assunto.

Hashtags – Sim, elas também estão no Google Plus. Assim como em outras redes, as hashtags são usadas para agrupar posts de um mesmo assunto, ou tendência do momento.

Tag ou Marcação – Quando uma menção é feita a alguém (ou algo) que tem página dentro do G+, é possível marcar essa pessoa (ou empresa) através da tag, criando automaticamente um link ao perfil citado. Basta usar a “@” antes do nome do que quer que você esteja marcando na sua publicação.

Possivelmente todos os termos anteriores são comuns a muitas outras redes sociais que você já conhece, então fica fácil. Agora conheça alguns termos específicos da plataforma:

Google Plus Streams – É a sua página inicial, e nela é exibido todo o conteúdo que você escolhe receber.

Círculos – São literalmente seus círculos de amizade, ou seja, as categorias que você pode separar seus contatos. E eles servem para facilitar com quem compartilhar ou não seu conteúdo, e sua interação com eles.

Círculos Estendidos – São os contatos dos seus contatos. Ou seja, o amigo de um amigo seu que TALVEZ vá ver a postagem que você fez. Não é uma certeza, pois como no Facebook existe um algoritmo que dita às regras por aqui.

Local – Aqui está uma das armas secretas nesse embate entre as redes. Tendo em vista que uma porcentagem altíssima dos consumidores busca comércios locais através do buscador, o Google usa isso ao seu favor integrando mais essa ferramenta à rede social. Pois assim consegue garantir mais assertividade ao mostrar resultados relevantes para seus usuários.

Hangout – Outra aposta da plataforma. O chat que já tem integração com o Gmail e Google Chrome também está na plataforma, e permite conversa com até 10 amigos simultaneamente, além da opção on Air.

Hangout on Air (HOA) – Nessa opção é explorada a integração com o Youtube, pois o vídeo criado a partir de uma conversa poderá ser visto ao vivo, ou posteriormente no seu perfil da rede ou no seu canal.

Comunidades – Quem não tem saudades delas? Elas estão de volta, e como no Orkut aqui elas tem a função de facilitar a troca de informações para pessoas com os mesmos interesses.

Barra Google Plus (ou Sand Bar) – Esse é o símbolo máximo de integração entre as ferramentas. É a barra que fica acima de todas as plataformas que você acessar, com sua foto do perfil e uma seta com a opção de compartilhar facilmente na sua página do G+.

Dá pra perceber que o trunfo máximo contra a concorrência é toda essa integração com outros produtos Google, e a chance de marcas e empresas se ranquearem melhor nas buscas normais através do uso constante da rede e outras ferramentas da empresa.

Nessa imagem é possível reconhecer melhor o esforço da empresa para deixar todos seus produtos integrados. Veja a comparação:

Google Plus vs Facebook
O interesse das empresas e marcas em se associarem ao Google Plus como um canal “alternativo” de divulgação está crescendo, e pode ser questão de tempo até a rede atingir o patamar da concorrente ou até superá-la.

Em uma pesquisa o Google+ já foi apontado como a segunda maior rede social em atividade, e para superar ou se igualar ao seu maior rival pode ser apenas questão de cair no gosto dos usuários.

Então é bom deixa-lo no seu radar, pois o G+ está com tudo!