absoluto

15 mil funcionários, quatro unidades e o desafio de reestruturar a comunicação interna da Whirlpool

Maior fabricante de eletrodomésticos do Brasil, com quatro fábricas e quase 15 mil funcionários. Esta é a Whirlpool, empresa multinacional que no nosso país controla as marcas Brastemp, Consul, KitchenAid e outras conhecidas há décadas como referência de qualidade e inovação no setor. A nossa história de amor com a companhia começou em 2010, quando lançamos a estratégia de Redes Sociais das suas marcas. Você pode conhecer os detalhes desse projeto aqui e aqui.

Uma empresa deste porte é uma operação de alta complexidade. Para fazer com que todos estes milhares de funcionários se comprometam com os objetivos estratégicos da empresa e com os diversos padrões de qualidade de produção, para que cada um seja uma peça de um sistema eficiente, a comunicação interna é fundamental.

Mais do que um canal para os funcionários ficarem sabendo de novidades, informações do RH, um novo benefício ou o cardápio do “bandejão”, a comunicação interna pode ser o meio mais eficaz de se transmitir a estratégia e os valores da empresa e motivar o funcionário. Na Whirlpool, os principais veículos de comunicação interna eram o jornal mural semanal, divulgado para os colaboradores do escritório e da fábrica, a newsletter diária, distribuída para os colaboradores do escritório, ambos com notícias e comunicados importantes, e os comunicados para os gestores. Estes veículos já eram bastante relevantes, porém precisavam ser mais estratégicos, pontuais e trazer mais conteúdo criativo. Além disso, consumiam um tempo enorme dos colaboradores da companhia em sua produção, já que eram produzidos pela própria equipe de Comunicação Interna.

Como parte de um grande projeto de reestruturação dos processos de Comunicação Interna, a Whirlpool decidiu que era hora de contratar uma agência externa especializada em Branded Content para tornar esses veículos mais atrativos para os colaboradores e eficazes enquanto ferramentas de transmissão dos objetivos estratégicos da empresa.

A Absoluto venceu a concorrência e assumiu este grande desafio. O bom filho a casa tornou! No primeiro momento, fez-se uma análise de como era o trabalho de comunicação interna, com o diagnóstico do que deveria ser reformulado. Além da alocação de um profissional experiente em comunicação interna para a coordenação e atendimento e de um jornalista e um designer da agência para a produção do conteúdo, percebeu-se a necessidade de ter um jornalista alocado em três das unidades da Whirlpool, Joinville (SC), Rio Claro (SP) e São Bernardo do Campo (SP), para acompanhar de perto o que acontece no dia a dia das unidades e reportar com agilidade as novidades e informações relevantes. Percebemos ainda que seria necessário tornar a linguagem e a identidade visual dos veículos mais atraentes para aumentar a audiência e a interação com o público-alvo.

Em resposta a uma pesquisa, que mostrava que 60 % dos profissionais de escritório da companhia gostariam de receber as principais notícias da Whirlpool por e-mail,  nossa proposta foi criar uma newsletter enviada semanalmente para a caixa dos colaboradores, que traz notícias mais profundas e analíticas sobre temas relevantes para a rotina dos profissionais e da empresa.

Já no ar, esta newsletter dá espaço para reportagens, entrevistas e cobertura de eventos, com recursos multimídia, como vídeos e galeria de fotos. Para este veículo, o profissional de análise de métricas e Business Inteligence da agência acompanha a performance de audiência e interação para analisar de forma quantitativa e qualitativa que tipo de conteúdo mais atrai e engaja os leitores, dando suporte para a proposta de novos tipos de conteúdo que mais engajem.

Nestes primeiros meses de trabalho os resultados começaram a se mostrar positivos, com um feedback entusiasmado por parte da Whirlpool, o que levou a empresa a convidar a Absoluto para criar campanhas pontuais de comunicação interna sobre assuntos estratégicos que precisam ser comunicados de forma mais incisiva. E este é apenas o começo! Para 2014, devemos continuar aperfeiçoando o que já é feito e propor novas formas para que os 15 mil colaboradores da Whirlpool saibam tudo o que acontece na empresa e se sintam cada vez mais parte do sucesso dessa companhia que não por acaso se tornou sinônimo de qualidade e inovação.