absoluto

Das redes sociais para as lojas físicas: o desafio do Meggashop

Um dos grandes desafios de quem trabalhar com redes de varejo nas mídias sociais é fazer com que o engajamento do consumidor se transforme em vendas. Se a rede possui loja virtual, o desafio é relativamente simples: fazê-lo clicar no link, abrir o site da loja e concluir a compra, mas ainda assim a taxa de conversão em vendas de uma postagem no Twitter ou no Facebook geralmente é baixa. Mas e para uma rede de lojas que possui apenas lojas físicas e não vende via internet? O desafio é ainda maior: fazer o consumidor sair da frente do computador (ou do celular) e ir até a loja.

Este foi o grande desafio que a Absoluto assumiu ao conquistar a conta de mídias sociais do Meggashop, o outlet do grupo Alpargatas, que vende os produtos remarcados das marcas controladas pelo grupo, como Havaianas, Rainha, Topper, Mizuno e Timberland. O Meggashop possui 22 lojas espalhadas por nove estados brasileiros: Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, mas não tem planos de vender seus produtos pela internet.

Celebrando 20 anos de existência em 2014, no ano anterior o Meggashop abriu concorrência para a criação de uma nova identidade institucional e para estabelecer sua presença nas redes sociais. Apresentando uma estratégia completa de mídias sociais pensada sob medida para atender às peculiaridades do negócio do Meggashop – uma rede de varejo, de público-alvo amplo e espalhado por diversas regiões do Brasil, e que não possuía nenhuma presença na internet até então -, a Absoluto conquistou a conta e, desde novembro de 2014, administra a página da rede no Facebook, o perfil no Twitter e o blog institucional da marca.

Para que os fãs do Meggashop saiam do computador e do celular e cheguem às lojas, a estratégia delineada precisou abarcar a chamada crossmedia, ou seja, ações que extrapolam o meio digital e envolva também o ambiente offline, físico, no caso as lojas da rede. Para isso, foi dada especial atenção a aspectos como treinamentos dos funcionários das lojas para atenderem os consumidores que chegaram via mídias sociais, produção de imagens atrativas das lojas e produtos para serem utilizadas nas postagens nas mídias sociais e ações de interação que premiem os fãs com cupons de desconto para serem utilizados nas lojas.

Também foi contemplada a criação de conteúdo específico direcionado a uma cidade ou região que possua loja do Meggashop, com segmentação geográfica no Facebook, além de conteúdo com temas relacionados ao universo do Meggashop mas que não seja diretamente ligado à rede, como dicas de saúde, bem estar e prática de exercícios físicos, já que boa parte dos produtos vendidos nas lojas são artigos de vestuário, calçados e equipamentos destinados à prática de esportes e atividades físicas.

Estas ações estão apenas no começo, e durante o ano de 2014 continuaremos propondo e desenvolvendo ações e conteúdo consistente e de qualidade para o Meggashop e avaliando os resultados. Apesar de recente, o projeto já está rendendo ótimos resultados e um novo contingente de fãs e consumidores para o Meggashop!